sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sistema esquelético MMSS - Cintura escapular

Entrando agora nos ossos dos membros superiores, temos os ossos da cintura escapular que são a clavícula e a escápula; por ventura, em uma primeira visão do esqueleto humano, como um todo, vocês podem vir à pensar que esses são ossos do esqueleto axial (como eu, no ápice de minha ignorância, também pensei), mas eles NÃO SÃO, eles também fazem parte dos ossos dos membros superiores.

Clavícula - Esse osso faz uma ligação entre o esterno e a escápula, sua extremidade lateral (extremidade acromial) une-se ao acrômio(parte da escápula) e sua extremidade medial une-se ao esterno. Eu morria de medo de, na prova, me perguntarem qual extremidade era qual, graças à Deus isso nunca aconteceu comigo, caso venha acontecer com algum de vocês, lembrem-se que a extremidade que é um pouco mais "achatada" é a acromial, pegando no osso, vocês entenderão melhor.



Escápula - Sim, chama-se ESCÁPULA ("OMOPLATA" É A P*TA QUE PARIL), localiza-se na parte superior do dorso, tem uma face dorsal e outra costal; possui bordas medial e lateral; e tem ângulos superior, lateral e inferior.
Na face dorsal encontra-se a espinha da escápula que divide as fossas supra e infra-espinhal, a espinha da escápula, por sua vez, termina no acrômio.
Na borda lateral temos a cavidade  glenóide e também dessa borda emerge lateralmente o processo coracóide.


Escápula - Vista anterior (Face costal)


Escápula - Vista posterior (Face dorsal)


Só esses dois ossos compõem a cintura escapular, o próximo post será um pouco maior do que os demais, uma vez que nele serão apresentados todos ossos dos membros superiores; não são muitos, nem são tão difíceis, mas requerem atenção, muita atenção (acreditem se quiser, um colega de classe meu ja disse que existe uma articulação entre o Rádio (osso do antebraço) e a Fíbula (osso da perna), mas enfim...né?!).

Um comentário: