terça-feira, 19 de julho de 2011

Sistema Esquelético MMII - Cintura pélvica

O osso do quadril é a fusão de três ossos e é o único osso da cintura pélvica; Esses três ossos, que eram separados na vida fetal e agora são fundidos são o ílio, o ísquio e o púbis; lateralmente, no osso do quaril, nós temos o acetábulo que é uma cavidade arredondada (é o encaixe do fêmur) e é em seu centro o ponto de encontro do ìlio, ísquio e púbis.

Osso do Quadril, Sacro e Cóccix - Vista anterior
Ílio - A porção mais larga do osso é o Ílio, em sua superfície medial temos a fossa ilíaca que é limitada pela linha arqueada, temos em sua borda superior a crista ilíaca (éééé, aquele ossinho sexy que todo mundo gosta de pegar...); temos também as espinhas ilíacas que serão mostradas na ilustração.

Abaixo do ílio estão o púbis e o ísquio, eles limitam o forame obturado, o ísquio é posterior ao forame e o púbis é anterior.

Púbis - Tem um corpo e duas bordas, sua borda superior constitui a crista púbica, seu corpo tem a face sinfisal que constitui uma articulação, a sínfise púbica (ainda bem que as lindas das minhas professoras me ensinaram direito o que é isso e eu poderei ajudá-los mais pra frente em articulações \o/).

Ísquio - Tem um corpo e um ramo. Quando sentamos é a face inferior do corpo do ísquio que apoiamos, chama-se tuberosidade isquiática e acima dessa tuberosidade temos a espinha isquiática (que a mula aqui confundiu na prova com a espinha ilíaca postero-inferior ¬¬)


Osso do quadril, vista lateral.
A pelve é o anel ósseo formado pelos dois ossos do quadril, sacro e cóccix, a primeira imagem do post ilustra a pelve; esta pode ser dividida em duas partes: a superior que é maior e chama-se pelve maior ou falsa pelve e a inferior que é menor e chama-se pelve menor ou pelve verdadeira.


Ps: O ângulo subpúbico, que é formado na junção das duas púbis é mais aberto no sexo feminino do que no masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário