sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sistema Esquelético MMSS - Parte Livre


Os ossos do braço, antebraço e mão são os ossos da parte livre dos membros superiores.

(Ele é forte, hem?!)
Osso do Braço
Úmero - é o osso do braço, possui um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises), em sua epífise proximal nós temos a cabeça do úmero, o colo anatômico (que é logo abaixo da cabeça), o colo cirúrgico (que é onde fica a cartilagem de crescimento), os tubérculos maior e menor e o sulco intertubercular que encontra-se entre os tubérculos.
Ja na extremidade distal, nós temos os epicôndilos medial e lateral (sabendo que epicôndilos são projeções acima de côndilos, logo, nós também temos na epífise distal do úmero dois côndilos), o capítulo, a tróclea e três fossas: a radial, a coronóide e a olecraniana.
Úmero direito - Vista anterior


Úmero direito - Vista posterior

Ossos do antebraço
Ulna - É o osso medial do antebraço, em sua epífise proximal apresenta o olécrano, o processo coronóide, a incisura troclear e a incisura radial. Mais abaixo, temos também a tuberosidade da ulna; na extremidade distal temos a cabeça da ulna, outra face articular para o rádio e o processo estilóide.

Ulna - Vista anterior e posterior

Ulna - Vista lateral

Rádio - É o osso lateral do antebraço, na extremidade proximal situa-se a cabeça, o colo e a tuberosidade do rádio; temos também, na cabeça, a fóvea da cabeça.
Em sua extremidade distal temos, como na ulna, o processo estilóide.

Rádio - Vista anterior e posterior
Ossos da mão

Bem, agora, nós precisamos nos atentar um pouco mais à esses ossos, não são difícieis, mas o que eu ouço de amigos confundindo pisiforme com piramidal, trapézio com trapezóide e etc, não é pouco não.

Carpo/Região Carpal - São 8 ossos, divididos em duas fileiras, uma proximal e outra distal.
Na fileira proximal, de lateral para medial temos: Escafóide, Semilunar, Piramidal e Pisiforme.
Na fileira distal, de lateral para medial temos: Trapézio, Trapezóide, Capitato e Hamato.

Metacarpo/Região Metacarpal - São 5 ossos, esses são mais fáceis, de lateral para medial eles são numerados: 1,2,3,4 e 5.

Falanges - São o esqueleto dos dedos, são 3 para cada dedo: proximal, média e distal (só não caia na bobagem de confundir média com medial, não tem nada à ver e pode lhe render um erro na prova), todavia no polegar (vulgo: dedão) nós possuímos apenas falanges proximal e distal.


Mão direita - vista anterior


Agora, postarei sobre os ossos da cintura escapular e dos membros inferiores, daí, ja entrarão as articulações \o/
Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário