quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sistema esquelético MMII - Parte livre

A parte livre dos membros inferiores compreende o fêmur, a patela, a fíbula, a tíbia, os ossos tarsais, os ossos metatarsais e as falanges.



Osso da coxa

Fêmur - É o maior osso do corpo, o osso da coxa; em sua extremidade proximal tem a cabeça, o colo(que é bem grande, por sinal) e próximo ao colo tem duas protuberâncias, os trocânteres maior e menor; praticamente entre o colo e os trocanteres temos a fossa trocantérica e entre os dois trocânteres temos a crista intertrocantérica.
No corpo, em sua face posterior, possui uma linha longitudinal, a linha áspera.
No extremidade distal do corpo, ainda na face posterior, temos a face poplítea.
Na extremidade distal do fêmur temos, como no úmero, os epicôndilos e côndilos mediais e laterais, a superfície patelar e a fossa intercondilar (entre os côndilos).

Fêmur - Vista anterior e posterior


Patela - É um osso pequeno e achatado, morfológicamente é um osso curto e TAMBÉM é um osso sesamóide, é atravessado pelo músculo reto da coxa e situa-se em frente à articulação do joelho; possui uma base, um ápice e uma face articular em sua parte posterior para o fêmur.

Patela - Vista anterior e posterior

Ossos da perna

Tíbia - é o osso medial da perna, sua extremidade proximal possui os côndilos medial e lateral, a eminência intercondilar e a tuberosidade da tíbia; em sua extremidade distal possui o maléolo medial.

Fíbula - é o osso lateral da perna, sua extremidade proximal é a cabeça e sua extremidade distal projeta-se inferiormente como uma saliência, é o maléolo lateral.

Tíbia e Fíbula
Ossos do pé

Tarso/Região tarsal - Compreende 7 ossos, são, na minha opinião, mais fáceis de aprender do que os do carpo, mesmo não estando exatamente numa linha proximal e outra distal, como no carpo; são os 7 ossos da Região tarsal: Calcâneo, Talus, Navicular, Cubóide, Cuneiforme medial, Cuneiforme intermédio e Cuneiforme lateral.

Metatarso/Região metatarsal - Compreende 5 ossos, também numerados de 1 à 5, como na região metacarpal.

Falanges - São 4 distais, médias e proximais.

Hálux - É o esqueleto do "dedão". (Não sejam burros de chamarem o polegar de hálux também, hem, esse nome é só pro "dedão" do pé. u.u)



Ossos do pé

Ebaaaaaaaaaaaaaa, acabou, agora é só relerem constantemente, treinarem, utilizarem no dia a dia pois não podemos esquecer isso, de maneira NENHUMA! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário