quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sistema esquelético - Esqueleto do tórax



Antes de irmos para os membros, ainda nos resta entender a última parte do esqueleto axial, o esqueleto do tórax; ele é constituído pelas costelas, esterno e vértebras torácicas (estas últimas nós ja vimos).


Costelas - São 12 pares (Ahá, agora todo mundo entendeu porque as 12 vértebras chamam-se "torácicas")são ossos longos e finos que fixam-se à coluna vertebral e ao esterno. Lembram-se das fóveas costais? então, cada costela fixa-se na coluna vertebral por meio de dois pontos, a fóvea do processo transverso e a fóvea do corpo vertebral.
A Costela não é um completamente um "C", ou seja, sua curvatura não é uniforme, todavia, há um ponto de maior curvatura, este é conhecido como ângulo da costela; a curvatura da costela dirige-se para frente e para baixo.
Devido à fixação direta ou não ao esterno por meio de cartilagens (chamadas de cartilagens costais) as costelas são divididas assim:
6 Costela verdadeiras - cada uma delas fixa-se à sua cartilagem própria.
4 Costelas falsas - todas as 4 fixam-se na mesma cartilagem
2 Costelas flutuantes - tem suas extremidades livres, não fixam-se ao esterno por meio de nada.

Anteriormente as costelas fixam-se  no esterno, que por sua vez está na linha mediana do corpo humano.
O esterno divide-se em três partes, a parte superior é o manúbrio, a intermediária é o corpo e por fim, inferiormente temos uma parte cartilaginosa que chama-se processo xifóide.


Para finalizar, é válido ressaltar que o esqueleto do tórax delimita a cavidade torácica, de forma cilíndrico-cônica (vendo tal formato, a base seria inferior); vendo sua imagem por completo (na primeira ilustração da postagem) podemos perceber que há dois oríficios (vulgo: buracos) no tórax, um superior e outro inferior e entre cada duas costelas também há um espaço, são estes chamados de espaços intercostais.
A cavidade torácica contém órgãos de extrema importância (Inclusive o que bate mais forte quando estamos apaixonados, que nos faz capazes de perdoar mágoas, o detentor do maior sentimento do mundo......).

Nenhum comentário:

Postar um comentário