segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sistema esquelético - Esqueleto cefálico


O esqueleto cefálico (bendita seja a educação física que não necessita compreender tão aprofundadamente essa parte do esqueleto) tem seus ossos compreendidos em duas regiões: a face ou esplancnocrânio(seus ossos estão relacionados com os sistemas digestório, respiratório e sensorial) e o neurocrânio(que envolve o encéfalo).

Ossos da face

Frontal ---> Como seu nome ja diz, é anterior, forma a fronte.
Parietais  ---> São dois, o direito e esquerdo, são posteriores ao frontal e formam parte da "calota calvária".
Occipital  ---> Este é situado posterior e inferiormente, seus acidentes ósseos são o forame magno que é para passagem do sistema nervoso central (SNC) e dois côndilos que, como ja foi dito articulam-se com a primeira vértebra cervical, o atlas.
Temporais---> Também são dois, um direito e outro esquerdo, formam as paredes laterais do crânio.
Esfenóide ---> Osso central, é importante saber que ele apresenta uma depressão, a sela túrcica, onde aloja-se a hipófise.
Etmóide   ---> Difícil de descrevê-lo, tudo que achei sobre era muito complexo, e não consegui descrever sua localização, tentem vê-lo como se fosse na parte interior da cavidade dos olhos.
Ossos do neurocrânio

Nasais     ---> Formam o esqueleto ósseo do nariz.
Maxila     ---> Separa os ossos nasais da boca e apresenta cavidades alveolares(alvéolos) onde se acomodam os dentes.
Zigomático ---> Situam-se, lateralmente, na face.
Mandíbula ---> Osso móvel que articula-se com o temporal e, como o maxila, também apresenta alvéolos para o alojamento dos dentes.

Além desses ossos, temos três forames no crânio que são indispensáveis para o nosso conhecimento, o forame magno, que ja foi citado e os forames caróticos que ficam antero-laterais em relação ao forame magno e também os processos mastóides (perto da orelha).
Finalmente agora teremos inúmeras ilustrações e espero que nelas vocês consigam ter uma noção legal ou reforçar o que ja viram, como eu ja disse, é indispensável que o aproveitamento nas suas respectivas aulas seja o maior possível, só pegando no osso e falando seu nome e reconhecendo-o é que começaremos à entender o que são e onde estão cada um.



Eu juro que procurei, mas não achei uma imagem legal para eu editar dos ossos encefálicos numa vista frontal, mas isso não os impede de buscarem um lindo atlas e verem cada um.
Muito obrigado por utilizarem o blog como fonte de estudo, estudem bastante, bons estudos!




Um comentário:

  1. Boa tarde. Que bela imagem de fundo de papel de parede. Saberia me dizer de que artista que é ou qual livro. Muito obrigado!

    ResponderExcluir