sábado, 11 de junho de 2011

Sistema esquelético - Introdução à osteologia

Osteologia

O Sistema esquelético é o primeiro dos três sistemas que compreende o aparelho locomotor, posteriormente veremos articulações e músculos.

Classificando e identificando os ossos

Quanto à forma os ossos podem ser classificados em 4 grupos:

-Ossos longos


 Nesses ossos o comprimento é predominante, ou seja, é maior que a largura e a espessura. Eles apresentam um corpo, que chamamos de diáfise e duas extremidades que são as epífises. A diáfise é constituída de osso compacto e apresenta, em seu interior, o canal medular, que óbviamente contém...isso mesmo: medula óssea; as espífises, por sua vez são constituídas por osso esponjoso que é revestido por uma fina camada de osso compacto, na respresentação acima temos o fêmur como exemplo de osso longo, as linhas tracejadas separam as epífises das diáfises.

- Ossos curtos

Estes apresentam dimensões aproximandamente equivalentes entre si, são ossos constituídos como as espífises dos ossos longos: de osso esponjoso coberto por uma fina camada de osso compacto; são ossos que também contém medula óssea em seu interior; acima temos o osso calcâneo, um dos ossos do tarso, come exemplo de osso curto.

- Ossos Planos

Os ossos planos têm suas espessura bastante reduzida e tanto o comprimento  quanto a largura predominam, em pesquisas também são encontrados como "ossos chatos", eu não uso essa nomenclatura porque não vi nada em literatura atual que assim faça. Esses ossos são compostos de uma camada de osso esponjoso com ua medula óssea correpondente à fina camada de osso, é recoberto de duas lâminas de osso compacto; acima, temos como exemplo o esterno, osso que passa na linha mediana do corpo, fica na parte anterior do corpo, no tórax.

- Ossos Irregulares

São ossos que devido à sua forma irregular, não permitem estabelecer uma relação entre as dimensões, são também constituídos de osso esponjoso e revestido de osso compacto; acima temos uma vértebra como exemplo de osso irregular.

Temos também os ossos pneumáticos, sesamóides e acessórios;
Pneumáticos, são aqueles que são irregulares e encerram dentro de si, espaços preenchidos por ar.
Sesamóides,  são ossos curtos, encontrados nas mãos, pés, e joelhos, envolvidos por tendões ou cápsulas articulares, alguns só são encontrados por radiografia.
Acessórios são ossos pequenos, que  normalmente não aparecem,  esses sim, podem ser observados SOMENTE em radiografias.

Variações anatômicas

São as variações comuns que encontramos nos corpos, uma obviedade, eu digo, ou alguém esperava que todos os ossos e estruturas corporais fossem idênticas?
Mas não vamos nos enganar hein, pessoal, embora tenhamos pequenas variações, um Úmero (por exemplo) será sempre um úmero, todavia os ossos estão sujeitos à variações segundo: etnia, sexo, idade, biotipo; e aí, devemos levar em consideração também: peso, altura, estado nutricional e a vivência que o corpo "x" teve ao decorrer de sua existência, pois não sei se ja citei aqui, mas FORMA determina FUNÇÃO, a solicitação mecânica de um osso modifica sua forma, ou seja, os ossos de um nadador será anatômicamente variado ao de um escritor.

Acidentes ósseos

"AI, o meu colega caiu da escada, quebrou a perna e agora ele tem um acidente ósseo", QUE?
AHAHAHAHAHA'
Bom, comecei com essa frase porque eu fui patético na primeira vez que ouvi o termo "acidente ósseo", não é nada disso que eu escrevi acima, nada.
Acontece que os ossos apresentam "reentrâncias e saliências", como classifica o professor Romeu de Souza, na sua superfície as reentrâncias são classificadas de acordo com seu grau de profundidade ou de extensão, assim, temos as fossas, fóveas e sulcos; ja as saliências estendem-se pelo corpo do osso e são várias, após essa postagem, farei uma postagem só com os nomes dos acidentes, como exemplo de saliências temos os côndilos e processos.

Divisão do esqueleto

Coloquei no início da postagem uma imagem do esqueleto, como um todo, claro que ele não está em posição anatômica, mas podemos nele observar todos os ossos do corpo e agora iremos estudar ele por partes, o esqueleto é dividido em duas partes:

Esqueleto Axial - são os ossos da cabeça, do pescoço e do tórax; é o esqueleto que sustenta e protege (me lembrei das coitadas das vértebras lombares, falando de sustentação)  as vísceras do tórax, do abdome e da pelve, além do nosso magnífico sistema nervoso central (SNC).

Esqueleto apendicular - é constituído pelos ossos dos membros, desempenham o papel de alavancas comandadas pelos músculos que neles se inserem.

Estão apresentados, então: Alunos, esse é o esqueleto, esqueleto, esses são os alunos. HAHAHAHAHA'
Após a nota sobre os acidentes ósseos iremos nos aprofundar em cada parte do esqueleto, com seus respectivos acidentes e tudo mais, agradeço à vocês, leitores, alunos e amigos, bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário