sábado, 18 de junho de 2011

Sistema esquelético - Coluna Vertebral

A Coluna vertebral tem uma estrutura que possibilita à nós mantermos a posição ereta, a sustentarmo-nos no eixo longitudinal, o movimento que as vértebras produzem são mínimos, todavia são até expressivos quando analisamos a estrutura como um todo (inclusive a leve hiperextensão que a ginasta acima está fazendo).
Indo ao que realmente interessa, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras que encontram-se alinhadas, exatamente, no plano mediano do corpo e sobrepostas umas às outras;
Nesse alinhamento, as vértebras são dividídas em regiões/grupos da coluna vertebral; tal divisão segue-se assim:
Coluna vertebral, vistas posterior e lateral.


7 -  Vértebras cervicais. (C1 à C7)
12 - Vértebras torácicas. (T1 à T12)
 5 -  Vértebras lombares. (L1 à L5)
 5 -  Vértebrais sacrais, estas são fundidas num único osso, o sacro.
 4 -  Vértebras coccígeas, estas são fundidas num único osso, o cóccix.

Todas as vértebras são SEMELHANTES, é, não confundam com IDÊNTICAS, pois cada região apresenta uma peculiaridade, mas tipicamente, uma vértebra constitui-se de um corpo com um arco fixado posteriormente, entre o corpo e o arco localiza-se o forame vertebral que forma o canal vertebral quando vemos a coluna como um todo.
Este "arco" da vértebra é constituído pelos processos transversos ( são laterais, um de cada lado), pelas facetas ou processos articulares (dois superiores e dois inferiores) e pelo processo espinhoso (projeta-se posteriormente).
Entre o processo transverso e o corpo da vértebra temos o pedículo e entre o processo transverso e o processo espinhoso temos a lâmina do arco.
Abaixo, então, segue para visualização os elementos de uma vértebra típica:
Vértebra típica, vista posterior.
Vértebra típica, vista lateral.

Bem, agora irei citar as peculiaridades e como reconhecer uma vértebra de cada região, assim, logo que pegarem uma vértebra saberão se ela é cervical, torácica ou lombar.
As vértebras torácicas possuem as fóveas costais, são locais de fixação para a costela, tais fóveas localizam-se no corpo e nos processos transversos da vértebra, além disso, seu forame vertebral tem um formato bem próximo ao de um círculo.
Vértebra torácica, vista lateral.
As vértebras lombares têm os corpos mais volumosos que as demais vértebras, não apresentam fóveas, seus processos espinhosos, geralmente ,não são tão inclinados para baixo quanto os das demais vértebras e, seu forame vertebral  tem o formato semelhante ao de um "triângulo".

Vértebra lombar, vista posterior (achei essa ilustração a melhor, mesmo com o D. intercorpovertebral que só estudaremos em articulações).
 Agora, as vértebras cervicais; ficaram nessa ordem porque necessitam ser um pouco mais enfatizadas.
Bem, elas podem ser facilmente identificadas porque são as únicas que possuem os forames transversos (ou seja, se você encontrar uma vértebra com dois buracos laterais, é uma vértebra cervical). A sétima vértebra cervical (C7) é caracterizada pelo seu processo espinhoso bem proeminente.
Ja a primeira e segunda vértebra cervical tem características próprias e nós iremos analisá-las agora.
A primeira vértebra cervical (C1) chama-se Atlas (lembrem-se, "que segura o mundo"), praticamente, coitada, não tem um corpo e é parecida com um anel, na sua superfície superior há duas áreas lisas para articular-se com o osso occipital (calma, isso também estará aqui no blog), mas isso é importante saber porque é exatamente essa articulação que permite deslizarmos a cabeça para frente e para trás.
Como é possível ver na ilustração, a Áxis (C2) também tem um corpo reduzido, entretanto ela possui um processo ascendente, comumente conhecido como "dente do Àxis" esse é o processo odontóide; ele articula-se com o Atlas, permitindo a rotação do crânio, entretanto, essa articulação será estudada em articulações.
Ps: Em uma lesão, se o processo odontóide projeta-se para frente ele atinge a medula espinhal, provavelmente, causando a tetraplegia.

Para terminar, temos o Sacro que situa-se após a coluna lombar e representa cinco vértebras fundidas, para não ter confusão, lembrem-se que seu ápice é voltado para baixo (é inferior) e, seguido do Sacro temos o Cóccix, bem pequeno, que representa 4 vértebras fundidas.

Está apresentada à vocês, então, a parte óssea da coluna vertebral, estudem e releiam para não esquecerem, pois voltaremos a falar nela no próximo sistema, o articular, bons estudos \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário