Indo ao que realmente interessa, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras que encontram-se alinhadas, exatamente, no plano mediano do corpo e sobrepostas umas às outras;
Nesse alinhamento, as vértebras são dividídas em regiões/grupos da coluna vertebral; tal divisão segue-se assim:
Coluna vertebral, vistas posterior e lateral. |
7 - Vértebras cervicais. (C1 à C7)
12 - Vértebras torácicas. (T1 à T12)
5 - Vértebras lombares. (L1 à L5)
5 - Vértebrais sacrais, estas são fundidas num único osso, o sacro.
4 - Vértebras coccígeas, estas são fundidas num único osso, o cóccix.
Todas as vértebras são SEMELHANTES, é, não confundam com IDÊNTICAS, pois cada região apresenta uma peculiaridade, mas tipicamente, uma vértebra constitui-se de um corpo com um arco fixado posteriormente, entre o corpo e o arco localiza-se o forame vertebral que forma o canal vertebral quando vemos a coluna como um todo.
Este "arco" da vértebra é constituído pelos processos transversos ( são laterais, um de cada lado), pelas facetas ou processos articulares (dois superiores e dois inferiores) e pelo processo espinhoso (projeta-se posteriormente).
Entre o processo transverso e o corpo da vértebra temos o pedículo e entre o processo transverso e o processo espinhoso temos a lâmina do arco.
Abaixo, então, segue para visualização os elementos de uma vértebra típica:
Vértebra típica, vista posterior. Vértebra típica, vista lateral. |
As vértebras torácicas possuem as fóveas costais, são locais de fixação para a costela, tais fóveas localizam-se no corpo e nos processos transversos da vértebra, além disso, seu forame vertebral tem um formato bem próximo ao de um círculo.
Vértebra torácica, vista lateral. |
Vértebra lombar, vista posterior (achei essa ilustração a melhor, mesmo com o D. intercorpovertebral que só estudaremos em articulações). |
Bem, elas podem ser facilmente identificadas porque são as únicas que possuem os forames transversos
Ja a primeira e segunda vértebra cervical tem características próprias e nós iremos analisá-las agora.
A primeira vértebra cervical (C1) chama-se Atlas (lembrem-se, "que segura o mundo"), praticamente,
Como é possível ver na ilustração, a Áxis (C2) também tem um corpo reduzido, entretanto ela possui um processo ascendente, comumente conhecido como "dente do Àxis" esse é o processo odontóide; ele articula-se com o Atlas, permitindo a rotação do crânio, entretanto, essa articulação será estudada em articulações.
Ps: Em uma lesão, se o processo odontóide projeta-se para frente ele atinge a medula espinhal, provavelmente, causando a tetraplegia.
Para terminar, temos o Sacro que situa-se após a coluna lombar e representa cinco vértebras fundidas, para não ter confusão, lembrem-se que seu ápice é voltado para baixo (é inferior) e, seguido do Sacro temos o Cóccix, bem pequeno, que representa 4 vértebras fundidas.
Está apresentada à vocês, então, a parte óssea da coluna vertebral, estudem e releiam para não esquecerem, pois voltaremos a falar nela no próximo sistema, o articular, bons estudos \o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário