segunda-feira, 25 de julho de 2011

Artrologia - Introdução




Artrologia é o estudo das articulações, mas...o que são articulações? (garanto que meus amigos ARTICULADOS do 1AEFM  bem tem a resposta na ponta da língua u.u). Articulação é o contato de dois ou mais ossos e, na maioria das vezes, esse encontro de ossos produz movimento.
As articulações tem uma classificação quanto ao tecido que está entre elas, segue abaixo as classificações:

Fibrosa - Essas articulações não produzem nenhum tipo de movimento, são articulçaões imóveis.

Cartilagínea - Essas articulações produzem pouco movimento, são semi-móveis.

Sinovial - Essas articulações são as mais complexas e amplamente móveis.

Como se ja não bastasse essas classificações, nós temos subdivisões nessas classificações, mas nem se assustem, gente, além de não serem tão difíceis,  ao menos nós (profissionais da educação física) temos que nos atentar principalmente às articulações sinoviais, algumas nós nem ouviremos falar muitas vezes, mas temos que saber de sua existência, né?!

Fibrosas

Sutura - É uma articulação que quase não contém o tecido fibroso entre elas, parece até que os ossos unem-se sem nada entre eles, são, como eu ja disse completamente imóveis. Exemplos de articulações Fibrosas-Suturas são: Fronto-parietal, Inter-parietal e Lambdóide.




Gonfose - É quando temos uma cavidade e uma superfície cônica que se encaixa nela, o único exemplo que eu ja ouvi falar de articulações gonfose são as articulações do dente.

Sindesmose - Nessas articulações há muito tecido fibroso entreposto, o que não signifíca que ela terá movimentação, uma articulação desse tipo é uma articulação fibrosa e não deixa de ser imóvel; São exemplos de sindesmoses as articulações: Rádio-ulnar média e Tibio-fibular média.



Cartilagínea

Sincondrose - São as articulações que mesmo sendo cartilagíneas, "tem finitude", ou seja, elas calcificam-se ao longo dos anos, não há um tempo exato para isso acontecer; um exemplo de sincondrose são as articulações costocondrais.

Sínfise - São as articulações que tem como tecido entreposto uma fibrocartilagem que, diferentemente das sincondroses NÃO calcificam-se; um exemplo de sínfises são as clássicas articulações intercorpovertebrais.


Sinoviais

Como eu ja disse, são as mais complexas e por isso merecerão uma postagem que fale só delas, eu acho importantíssimo que todos saibam muito bem o máximo possível sobre as articulações sinoviais, pois é importante para todos os profissionais da saúde saberem cuidar de seus alunos, pacientes e tudo mais...uma vez que essas são as articulações mais complexas (e, segundo minha professora a mais importante para nós, profissionais da educação física - e eu concordo em gênero, número e grau com essa afirmação dela) tudo que as envolve requer mais do que uma visão superficial sobre.
 =)

3 comentários:

  1. Prezado senhor,

    Detectamos uso indevido de uma imagem de nossa autoria e propriedade no seu site:
    http://1.bp.blogspot.com/-0OUbr1JGXus/Ti3oRS9n1JI/AAAAAAAAAEU/jiOhcp7qBOM/s1600/Sincondrose-pos-craniana.jpg
    O senhor pode utilizar esta imagem desde que deixe nela o QRCODE que liga para o nosso site em atlas.centralx.com.br e referência logo abaixo a imagem informando que a imagem foi cedida em cortesia pela Centralx com o link para atlas.centralx.com.br;

    Solicitamos que o senhor, com a máxima urgência providencie a inclusão das referidas informações ou abstenha-se de utilizar conteúdo de nossa propriedade.

    Agradecemos.

    Centralx

    ResponderExcluir
  2. ai eu queria muito as sinoviais me ajudaria muiitoooo

    ResponderExcluir