segunda-feira, 25 de julho de 2011

Artrologia - Introdução




Artrologia é o estudo das articulações, mas...o que são articulações? (garanto que meus amigos ARTICULADOS do 1AEFM  bem tem a resposta na ponta da língua u.u). Articulação é o contato de dois ou mais ossos e, na maioria das vezes, esse encontro de ossos produz movimento.
As articulações tem uma classificação quanto ao tecido que está entre elas, segue abaixo as classificações:

Fibrosa - Essas articulações não produzem nenhum tipo de movimento, são articulçaões imóveis.

Cartilagínea - Essas articulações produzem pouco movimento, são semi-móveis.

Sinovial - Essas articulações são as mais complexas e amplamente móveis.

Como se ja não bastasse essas classificações, nós temos subdivisões nessas classificações, mas nem se assustem, gente, além de não serem tão difíceis,  ao menos nós (profissionais da educação física) temos que nos atentar principalmente às articulações sinoviais, algumas nós nem ouviremos falar muitas vezes, mas temos que saber de sua existência, né?!

Fibrosas

Sutura - É uma articulação que quase não contém o tecido fibroso entre elas, parece até que os ossos unem-se sem nada entre eles, são, como eu ja disse completamente imóveis. Exemplos de articulações Fibrosas-Suturas são: Fronto-parietal, Inter-parietal e Lambdóide.




Gonfose - É quando temos uma cavidade e uma superfície cônica que se encaixa nela, o único exemplo que eu ja ouvi falar de articulações gonfose são as articulações do dente.

Sindesmose - Nessas articulações há muito tecido fibroso entreposto, o que não signifíca que ela terá movimentação, uma articulação desse tipo é uma articulação fibrosa e não deixa de ser imóvel; São exemplos de sindesmoses as articulações: Rádio-ulnar média e Tibio-fibular média.



Cartilagínea

Sincondrose - São as articulações que mesmo sendo cartilagíneas, "tem finitude", ou seja, elas calcificam-se ao longo dos anos, não há um tempo exato para isso acontecer; um exemplo de sincondrose são as articulações costocondrais.

Sínfise - São as articulações que tem como tecido entreposto uma fibrocartilagem que, diferentemente das sincondroses NÃO calcificam-se; um exemplo de sínfises são as clássicas articulações intercorpovertebrais.


Sinoviais

Como eu ja disse, são as mais complexas e por isso merecerão uma postagem que fale só delas, eu acho importantíssimo que todos saibam muito bem o máximo possível sobre as articulações sinoviais, pois é importante para todos os profissionais da saúde saberem cuidar de seus alunos, pacientes e tudo mais...uma vez que essas são as articulações mais complexas (e, segundo minha professora a mais importante para nós, profissionais da educação física - e eu concordo em gênero, número e grau com essa afirmação dela) tudo que as envolve requer mais do que uma visão superficial sobre.
 =)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sistema esquelético MMII - Parte livre

A parte livre dos membros inferiores compreende o fêmur, a patela, a fíbula, a tíbia, os ossos tarsais, os ossos metatarsais e as falanges.



Osso da coxa

Fêmur - É o maior osso do corpo, o osso da coxa; em sua extremidade proximal tem a cabeça, o colo(que é bem grande, por sinal) e próximo ao colo tem duas protuberâncias, os trocânteres maior e menor; praticamente entre o colo e os trocanteres temos a fossa trocantérica e entre os dois trocânteres temos a crista intertrocantérica.
No corpo, em sua face posterior, possui uma linha longitudinal, a linha áspera.
No extremidade distal do corpo, ainda na face posterior, temos a face poplítea.
Na extremidade distal do fêmur temos, como no úmero, os epicôndilos e côndilos mediais e laterais, a superfície patelar e a fossa intercondilar (entre os côndilos).

Fêmur - Vista anterior e posterior


Patela - É um osso pequeno e achatado, morfológicamente é um osso curto e TAMBÉM é um osso sesamóide, é atravessado pelo músculo reto da coxa e situa-se em frente à articulação do joelho; possui uma base, um ápice e uma face articular em sua parte posterior para o fêmur.

Patela - Vista anterior e posterior

Ossos da perna

Tíbia - é o osso medial da perna, sua extremidade proximal possui os côndilos medial e lateral, a eminência intercondilar e a tuberosidade da tíbia; em sua extremidade distal possui o maléolo medial.

Fíbula - é o osso lateral da perna, sua extremidade proximal é a cabeça e sua extremidade distal projeta-se inferiormente como uma saliência, é o maléolo lateral.

Tíbia e Fíbula
Ossos do pé

Tarso/Região tarsal - Compreende 7 ossos, são, na minha opinião, mais fáceis de aprender do que os do carpo, mesmo não estando exatamente numa linha proximal e outra distal, como no carpo; são os 7 ossos da Região tarsal: Calcâneo, Talus, Navicular, Cubóide, Cuneiforme medial, Cuneiforme intermédio e Cuneiforme lateral.

Metatarso/Região metatarsal - Compreende 5 ossos, também numerados de 1 à 5, como na região metacarpal.

Falanges - São 4 distais, médias e proximais.

Hálux - É o esqueleto do "dedão". (Não sejam burros de chamarem o polegar de hálux também, hem, esse nome é só pro "dedão" do pé. u.u)



Ossos do pé

Ebaaaaaaaaaaaaaa, acabou, agora é só relerem constantemente, treinarem, utilizarem no dia a dia pois não podemos esquecer isso, de maneira NENHUMA! \o/

terça-feira, 19 de julho de 2011

Sistema Esquelético MMII - Cintura pélvica

O osso do quadril é a fusão de três ossos e é o único osso da cintura pélvica; Esses três ossos, que eram separados na vida fetal e agora são fundidos são o ílio, o ísquio e o púbis; lateralmente, no osso do quaril, nós temos o acetábulo que é uma cavidade arredondada (é o encaixe do fêmur) e é em seu centro o ponto de encontro do ìlio, ísquio e púbis.

Osso do Quadril, Sacro e Cóccix - Vista anterior
Ílio - A porção mais larga do osso é o Ílio, em sua superfície medial temos a fossa ilíaca que é limitada pela linha arqueada, temos em sua borda superior a crista ilíaca (éééé, aquele ossinho sexy que todo mundo gosta de pegar...); temos também as espinhas ilíacas que serão mostradas na ilustração.

Abaixo do ílio estão o púbis e o ísquio, eles limitam o forame obturado, o ísquio é posterior ao forame e o púbis é anterior.

Púbis - Tem um corpo e duas bordas, sua borda superior constitui a crista púbica, seu corpo tem a face sinfisal que constitui uma articulação, a sínfise púbica (ainda bem que as lindas das minhas professoras me ensinaram direito o que é isso e eu poderei ajudá-los mais pra frente em articulações \o/).

Ísquio - Tem um corpo e um ramo. Quando sentamos é a face inferior do corpo do ísquio que apoiamos, chama-se tuberosidade isquiática e acima dessa tuberosidade temos a espinha isquiática (que a mula aqui confundiu na prova com a espinha ilíaca postero-inferior ¬¬)


Osso do quadril, vista lateral.
A pelve é o anel ósseo formado pelos dois ossos do quadril, sacro e cóccix, a primeira imagem do post ilustra a pelve; esta pode ser dividida em duas partes: a superior que é maior e chama-se pelve maior ou falsa pelve e a inferior que é menor e chama-se pelve menor ou pelve verdadeira.


Ps: O ângulo subpúbico, que é formado na junção das duas púbis é mais aberto no sexo feminino do que no masculino.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sistema Esquelético MMSS - Parte Livre


Os ossos do braço, antebraço e mão são os ossos da parte livre dos membros superiores.

(Ele é forte, hem?!)
Osso do Braço
Úmero - é o osso do braço, possui um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises), em sua epífise proximal nós temos a cabeça do úmero, o colo anatômico (que é logo abaixo da cabeça), o colo cirúrgico (que é onde fica a cartilagem de crescimento), os tubérculos maior e menor e o sulco intertubercular que encontra-se entre os tubérculos.
Ja na extremidade distal, nós temos os epicôndilos medial e lateral (sabendo que epicôndilos são projeções acima de côndilos, logo, nós também temos na epífise distal do úmero dois côndilos), o capítulo, a tróclea e três fossas: a radial, a coronóide e a olecraniana.
Úmero direito - Vista anterior


Úmero direito - Vista posterior

Ossos do antebraço
Ulna - É o osso medial do antebraço, em sua epífise proximal apresenta o olécrano, o processo coronóide, a incisura troclear e a incisura radial. Mais abaixo, temos também a tuberosidade da ulna; na extremidade distal temos a cabeça da ulna, outra face articular para o rádio e o processo estilóide.

Ulna - Vista anterior e posterior

Ulna - Vista lateral

Rádio - É o osso lateral do antebraço, na extremidade proximal situa-se a cabeça, o colo e a tuberosidade do rádio; temos também, na cabeça, a fóvea da cabeça.
Em sua extremidade distal temos, como na ulna, o processo estilóide.

Rádio - Vista anterior e posterior
Ossos da mão

Bem, agora, nós precisamos nos atentar um pouco mais à esses ossos, não são difícieis, mas o que eu ouço de amigos confundindo pisiforme com piramidal, trapézio com trapezóide e etc, não é pouco não.

Carpo/Região Carpal - São 8 ossos, divididos em duas fileiras, uma proximal e outra distal.
Na fileira proximal, de lateral para medial temos: Escafóide, Semilunar, Piramidal e Pisiforme.
Na fileira distal, de lateral para medial temos: Trapézio, Trapezóide, Capitato e Hamato.

Metacarpo/Região Metacarpal - São 5 ossos, esses são mais fáceis, de lateral para medial eles são numerados: 1,2,3,4 e 5.

Falanges - São o esqueleto dos dedos, são 3 para cada dedo: proximal, média e distal (só não caia na bobagem de confundir média com medial, não tem nada à ver e pode lhe render um erro na prova), todavia no polegar (vulgo: dedão) nós possuímos apenas falanges proximal e distal.


Mão direita - vista anterior


Agora, postarei sobre os ossos da cintura escapular e dos membros inferiores, daí, ja entrarão as articulações \o/
Bons estudos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sistema esquelético MMSS - Cintura escapular

Entrando agora nos ossos dos membros superiores, temos os ossos da cintura escapular que são a clavícula e a escápula; por ventura, em uma primeira visão do esqueleto humano, como um todo, vocês podem vir à pensar que esses são ossos do esqueleto axial (como eu, no ápice de minha ignorância, também pensei), mas eles NÃO SÃO, eles também fazem parte dos ossos dos membros superiores.

Clavícula - Esse osso faz uma ligação entre o esterno e a escápula, sua extremidade lateral (extremidade acromial) une-se ao acrômio(parte da escápula) e sua extremidade medial une-se ao esterno. Eu morria de medo de, na prova, me perguntarem qual extremidade era qual, graças à Deus isso nunca aconteceu comigo, caso venha acontecer com algum de vocês, lembrem-se que a extremidade que é um pouco mais "achatada" é a acromial, pegando no osso, vocês entenderão melhor.



Escápula - Sim, chama-se ESCÁPULA ("OMOPLATA" É A P*TA QUE PARIL), localiza-se na parte superior do dorso, tem uma face dorsal e outra costal; possui bordas medial e lateral; e tem ângulos superior, lateral e inferior.
Na face dorsal encontra-se a espinha da escápula que divide as fossas supra e infra-espinhal, a espinha da escápula, por sua vez, termina no acrômio.
Na borda lateral temos a cavidade  glenóide e também dessa borda emerge lateralmente o processo coracóide.


Escápula - Vista anterior (Face costal)


Escápula - Vista posterior (Face dorsal)


Só esses dois ossos compõem a cintura escapular, o próximo post será um pouco maior do que os demais, uma vez que nele serão apresentados todos ossos dos membros superiores; não são muitos, nem são tão difíceis, mas requerem atenção, muita atenção (acreditem se quiser, um colega de classe meu ja disse que existe uma articulação entre o Rádio (osso do antebraço) e a Fíbula (osso da perna), mas enfim...né?!).