segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sistema muscular - Introdução, Classificação e Anexos Musculares.

Músculos estriados esqueléticos

No sistema muscular eu irei falar sobre os músculos ESTRIADOS ESQUELÉTICOS e também sobre os órgãos à eles anexados.
Existem três tipos de músculo:
- Liso > O músculo liso forma vasos e órgãos, sua contração é involuntária e comandada pelo sistema nervoso.

- Estriado esquelético (O nosso foco e interesse) > São os músculos do aparelho locomotor, revestem o corpo e sua contração é voluntária.

- Estriado Cardíaco > É o músculo que forma o coração, apesar de também conter estrias, sua contração é involuntária, como a musculatura lisa.

 Focando nos músculos estriados esqueléticos, eles tem função de executar movimentos e fazer sustentação e é composto por tecido muscular, uma porção carnosa, denominada VENTRE e outra por tecido conjuntivo fibroso, denominada TENDÃO.
Funcionalmente o ventre promove a contração muscular, é a parte ativa, que produz movimento; ja o tendão é a parte passiva que fixa o músculo ao osso e passa a força de contração que o ventre produziu para o osso.
A parte PROXIMAL do tendão é a CABEÇA ou ORIGEM do músculo.
A parte DISTAL do tendão é a CAUDA ou INSERÇÃO do músculo.

 

Ilustração - Ventre e Tendão

Classificação dos músculos esqueléticos

Os músculos esqueléticos podem ser classificados e nomeados de acordo com diversos critérios:

- Forma > Quanto a forma, o músculo pode ser LONGO( quando predomina o comprimento), LARGO (quando predomina a largura), CIRCULAR (quando sua forma é de um círculo) ou CURTO (quando suas medidas são equivalentes.

- Número de cabeças > A nomenclatura "CEPS" oriunda do latim que significa "Cabeças" é acompanhada de um prefixo que denomina o tanto de cabeças que o músculo contém, por exemplo: Bíceps (duas cabeças), Tríceps ( três cabeças), Quadríceps (quatro cabeças).

- Número de ventres > A nomenclatura "GASTER" oriunda do latim que significa "Ventres" é adaptada e acompanhada de um prefico que denomina o tanto de ventres que o músculo contém, por exemplo: Monogástrico (um ventre), Digástrico (dois ventres) e Poligástrico (muitos ventres).

- Número de caudas > Utilizamos o mesmo método que utilizamos para ventre, por exemplo: monocaudado (uma cauda), Dicaudado(duas caudas) e Policaudado (muitas caudas).

Podemos ainda classificar um músculo quanto à sua ação:

- Agonista > É o músculo que exerce diretamente uma ação, por exemplo, na FLEXÃO do antebraço o músculo BÍCEPS BRAQUIAL é AGONISTA, pois é ele quem exerce a ação.

- Antagonista > É o músculo que exerce um movimento contrário ao que está em ação, por exemplo, na FLEXÃO do antebraço o músculo TRÍCEPS BRAQUIAL é ANTAGONISTA, pois ele exerce um movimento contrário à esse (EXTENSÃO do antebraço).

- Sinergista > É o músculo que auxilia o músculo agonista, por exemplo, na FLEXÃO do antebraço o músculo BRAQUIAL auxilia o BÍCEPS BRAQUIAL na execução do mesmo movimento.

Anexos Musculares:

- Fáscia muscular > É constituída de tecido CONJUNTIVO FIBROSO e tem a função de revestir e compartimentalizar o músculo.


Ilustração - Fáscia muscular



- Bainha Sinovial - Tem a função de revestir o tendão para protegê-lo do atrito.
- Bainha Fibrosa dos tendões - Tem a função de "conter o tendão" para delimitar seu movimento, porém permite seu deslizamento.
 
Ilustração - Bainha sinovial e Bainha fibrosa dos tendões

- Bolsa Sinovial > Tem a função de diminuir o atrito entre duas estruturas (óssea, muscular, epitelial).


Ilustração - Bolsa Sinovial

11 comentários:

  1. adorei cada explicação... Posta mais coisas

    ResponderExcluir
  2. Bruno, preciso sentar rever o Blog e fazer dos demais sistemas. Infelizmente só tive tempo para fazer do locomotor (o que já ajuda bastante rsrs')

    ResponderExcluir
  3. aonde eu acho as referencias bibiograficas?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou aprendendo muito mais com vcs do que .... Muito grato meus queridos . Continue assim !

    ResponderExcluir
  5. Excelente docente !!... Muitíssimo obrigada !! ( Por me nortear nesta incrível jornada !).

    ResponderExcluir
  6. Ceps no latim é príncipe, até onde eu sei

    ResponderExcluir