Músculos estriados esqueléticos |
No sistema muscular eu irei falar sobre os músculos ESTRIADOS ESQUELÉTICOS e também sobre os órgãos à eles anexados.
Existem três tipos de músculo:
- Liso > O músculo liso forma vasos e órgãos, sua contração é involuntária e comandada pelo sistema nervoso.
- Estriado esquelético (O nosso foco e interesse) > São os músculos do aparelho locomotor, revestem o corpo e sua contração é voluntária.
- Estriado Cardíaco > É o músculo que forma o coração, apesar de também conter estrias, sua contração é involuntária, como a musculatura lisa.
Focando nos músculos estriados esqueléticos, eles tem função de executar movimentos e fazer sustentação e é composto por tecido muscular, uma porção carnosa, denominada VENTRE e outra por tecido conjuntivo fibroso, denominada TENDÃO.
Funcionalmente o ventre promove a contração muscular, é a parte ativa, que produz movimento; ja o tendão é a parte passiva que fixa o músculo ao osso e passa a força de contração que o ventre produziu para o osso.
A parte PROXIMAL do tendão é a CABEÇA ou ORIGEM do músculo.
A parte DISTAL do tendão é a CAUDA ou INSERÇÃO do músculo.
Ilustração - Ventre e Tendão |
Classificação dos músculos esqueléticos
Os músculos esqueléticos podem ser classificados e nomeados de acordo com diversos critérios:
- Forma > Quanto a forma, o músculo pode ser LONGO( quando predomina o comprimento), LARGO (quando predomina a largura), CIRCULAR (quando sua forma é de um círculo) ou CURTO (quando suas medidas são equivalentes.
- Número de cabeças > A nomenclatura "CEPS" oriunda do latim que significa "Cabeças" é acompanhada de um prefixo que denomina o tanto de cabeças que o músculo contém, por exemplo: Bíceps (duas cabeças), Tríceps ( três cabeças), Quadríceps (quatro cabeças).
- Número de ventres > A nomenclatura "GASTER" oriunda do latim que significa "Ventres" é adaptada e acompanhada de um prefico que denomina o tanto de ventres que o músculo contém, por exemplo: Monogástrico (um ventre), Digástrico (dois ventres) e Poligástrico (muitos ventres).
- Número de caudas > Utilizamos o mesmo método que utilizamos para ventre, por exemplo: monocaudado (uma cauda), Dicaudado(duas caudas) e Policaudado (muitas caudas).
Podemos ainda classificar um músculo quanto à sua ação:
- Agonista > É o músculo que exerce diretamente uma ação, por exemplo, na FLEXÃO do antebraço o músculo BÍCEPS BRAQUIAL é AGONISTA, pois é ele quem exerce a ação.
- Antagonista > É o músculo que exerce um movimento contrário ao que está em ação, por exemplo, na FLEXÃO do antebraço o músculo TRÍCEPS BRAQUIAL é ANTAGONISTA, pois ele exerce um movimento contrário à esse (EXTENSÃO do antebraço).
- Sinergista > É o músculo que auxilia o músculo agonista, por exemplo, na FLEXÃO do antebraço o músculo BRAQUIAL auxilia o BÍCEPS BRAQUIAL na execução do mesmo movimento.
Anexos Musculares:
- Fáscia muscular > É constituída de tecido CONJUNTIVO FIBROSO e tem a função de revestir e compartimentalizar o músculo.
Ilustração - Fáscia muscular |
- Bainha Fibrosa dos tendões - Tem a função de "conter o tendão" para delimitar seu movimento, porém permite seu deslizamento.
Ilustração - Bainha sinovial e Bainha fibrosa dos tendões |
- Bolsa Sinovial > Tem a função de diminuir o atrito entre duas estruturas (óssea, muscular, epitelial).
Ilustração - Bolsa Sinovial |
adorei cada explicação... Posta mais coisas
ResponderExcluirBruno, preciso sentar rever o Blog e fazer dos demais sistemas. Infelizmente só tive tempo para fazer do locomotor (o que já ajuda bastante rsrs')
ResponderExcluirObrigado por ter lido e gostado!
ResponderExcluiraonde eu acho as referencias bibiograficas?
ResponderExcluirEu estou aprendendo muito mais com vcs do que .... Muito grato meus queridos . Continue assim !
ResponderExcluirMuito boa anatomia.
ResponderExcluirExcelente docente !!... Muitíssimo obrigada !! ( Por me nortear nesta incrível jornada !).
ResponderExcluirCeps no latim é príncipe, até onde eu sei
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirGostei muito
ResponderExcluirÓtimo !! Valleu
ResponderExcluir