Coluna Vertebral
Seria impossivel falarmos de articulações e nos esquecermos da tão importante coluna vertebral.
Todavia, irei me reter apenas as três "mais importantes".
Articulações intercorpovertebrais - Entre os corpos vertebrais temos os discos intercorpovertebrais ou, numa nomenclatura não tão atualizada (porém não errada) os discos intervertebrais, esses discos são feitos de fibrocartilagem e servem também para amortecer choques e pressões.
Temos uma parte chamada núcleo pulposo (central) que é 80% líquida e em volta do núcleo pulposo o que chamamos de anel fibroso que nada mais é do que camadas de fibrocartilagem.
É este disco que fica entre cada corpo vertebral compondo uma articulação do tipo cartilagínea-sínfise.
Articulações entre os processos articulares - Os processos articulares superiores e inferiores das vértebras articulam-se respectivamente com os processos articulares inferiores e superiores de outra vértebra. Essas articulações são SINOVIAIS PLANAS, ou seja, permitem pequenos deslizamentos.
Articulações entre os processos espinhosos - Ligamentos interespinhosos ligam os processos espinhosos, são articulações FIBROSAS SINDESMOSES; há uma articulação bem complexa entre o atlas e o áxis que eu não irei descrever seu funcionamento aqui, todavia, saibam que é uma articulação SINOVIAL TROCÓIDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário