domingo, 29 de maio de 2011

Planos de secção e Termos de posição e direção

Para terminarmos de criar um respaldo para o estudo da anatomia humana, ainda falta entendermos o que são os planos de secção e os termos utilizados para designar posições e direções, acredito que como os itens anteriores, não são coisas difíceis de compreender; tentarei colocar de uma maneira bem fácil para compreensão.
Planos de secção

Bom, geralmente para podermos visualizar melhor composições e localizações de órgãos, nós encontramos figuras em que os mesmos estão seccionados; mas não é como cortar bife ou fazer recortes, temos três planos de secção que são utilizados:

- Plano Sagital, que divide o corpo em duas metades, direita e esquerda;
- Plano Coronal ou frontal, que divide o corpo em duas metades, anterior e posterior;
- Plano Transverso, que divide o corpo em duas metades, superior e inferior.

Como sempre, para exemplificar, abaixo segue uma imagem dos cortes:


Por favor, gente, não vamos confundir planos de secção com eixos; eu quando comecei a estudar via tudo como a mesma coisa, mas não é,  se preciso, releiam o que SÃO eixos e o que são planos de secção.

Termos de posição e direção

Num futuro (não muito distante) iremos ver que órgãos são descritos em faces, bordas ou extremidades que tomam nome de acordo com o plano de secção ou os eixos, que ja vimos, AHÁ, agora faz sentido, né? claro gente, não estaríamos vendo isso tudo de bestas.
Então, voltando ao foco, vamos imaginar juntos o plano de secção sagital, isso, passando com exatidão no meio do corpo, como na figura acima; podemos dizer que éssa é a linha média do corpo e toda borda ou órgão voltados para ela, é chamado de medial.
Um órgão que esteja mais afastado da linha mediana, em relação à outro órgão, ou seja, que esteja próximo as bordas laterais é considerado lateral.
Se um órgão está entre dois outros órgãos, denominamos ele intermédio.
Qualquer estrutura que estejam situadas, exatamente, no plano mediano são designadas como medianas, um exemplo são as vértebras.
Podemos também dizer que um órgão é superior ou inferior, interno ou externo, superficial ou profundo e, isso não é à toa, sempre relacionamo-os com alguma estrutura, secção ou eixo.
Quando estivermos falando de MEMBROS usamos os termos proximal ou distal, para designar que uma parte está mais próxima ou mais distante do início do membro.
E...CHEGA...chega, chega e chega; creio que agora ja temos base suficiente para começar o estudo do primeiro sistema, o sistema ósseo; espero que tudo esteja bem claro até aqui, se estiver, entenderemos sem nenhum problema o conteúdo à seguir.
É isso ae!

domingo, 22 de maio de 2011

Delimitações e eixos do corpo humano.

→Delimitações
           Bom, anteriormente nos situamos e vimos o que é a posição anatômica; partindo dessa posição veremos agora os planos de delimitações do corpo humano, para isso partiremos da imagem à seguir:

Plano/Visão frontal ---> Este plano é visto seguindo a delimitação ABEF.
Plano/ Visão posterior --->  Este plano é visto seguindo a delimitação DCHG.
Plano/ Visão lateral direita --->  Este plano é visto seguindo a delimitação ADEH.
Plano/Visão lateral esquerda --->  Este plano é visto seguindo a delimitação BCFG.
Plano/Visão Superior --->  Este plano é visto seguindo a delimitação ABCD
Plano/ Visão Inferior --->  Este plano é visto seguindo a delimitação EFGH.

→ Eixos
       Existem, num mundo imaginário mas existem, três eixos que passam através do corpo humano, são eles:
Eixo Sagital ou ântero-posterior, este vai do plano frontal ao posterior ou vice-versa;
Eixo Longitudinal ou súpero-inferior, este vai do plano superior ao inferior ou vice-versa;
Eixo Transverso ou látero-lateral, este vai de um plano lateral à outro.
       Abaixo segue uma ilustração com esses três planos para melhor entendimento:


          É isso, pessoal, agora, segundo meus planejamentos de postagem só teremos mais um post antes de começarmos o primeiro sistema do aparelho locomotor, o sistema esquelético.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Divisão do corpo humano --//-- Posição anatômica

Divisão do corpo humano

O corpo humano pode ser dividido em 3 partes principais:
-Cabeça
-Tronco
-Membros
E, também o pescoço, que dependendo da análise fará parte da cabeça ou do tronco;
Em cada divisão dessa temos algumas regiões que podemos observar à seguir:

*Cabeça    ---> Crânio e Face

*Tronco     ---> Tórax, Abdome e Pelve

*Membros ---> Superior e Inferior

Na região do tronco temos as cavidades torácica, abdominal e pélvica, que condizem com as regiões de 'mesmo' nome que foram citados acima.

Posição anatômica



             Todas às vezes que citarmos ou descrevermos alguma àrea no corpo, estaremos utilizando a posição anatômica para isso; nessa posição, o indivíduo está em pé, com os membros superiores estendidos ao lado do corpo; sua face, palma da mão e pontas dos pés estarão voltadas para frente; claro que, nosso colega da ilustração acima estava, provavelmente, no auge de sua carreira e enjoou de ficar a vida toda na posição anatômica, por isso ele está seduzindo naquela posição, então segue abaixo uma figura da posição para melhor entendimento:



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Introdução e propósito do blog

Apresentação - Anatomia

              É de conhecimento geral que o corpo humano é um organismo, que por sua vez é formado de sistemas, que é formado de órgãos...e assim, podemos analisar a linha à seguir que mostra em ordem crescente essas subdivisões:

              Célula--->Tecido--->Órgão--->Sistema--->Organismo.

              A Anatomia humana é o estudo da forma e estrutura dos seres humanos, a priori, nesse blog serão apresentadas e publicadas informações quanto a anatomia descritiva macroscópica, ou seja, aqui você encontrará o que precisa saber sobre nomenclatura de órgãos, do que é constituído, sua classificação morfológica e seu relacionamento/interação.
              Tais órgãos que estudaremos estão dentro de sistemas, como podemos analisar na linha acima e, para melhor entendimento, numa estrutura PEDAGÓGICA o primeiro sistema a ser apresentado será o ósseo; além de que, os olhos que guiam esse blog são de um futuro educador físico o que, necessariamente quer dizer que a linha de informações apresentadas aqui são voltadas, principalmente para estudantes dessa mesma área.
              Esse blog, apesar de ser feito de alunos para alunos é fundamentado em cima da literatura e não há informações levianas, ou seja, mesmo sendo algo amador é algo sério.
              Acredito que assim, além de trabalhar meus conhecimentos eu difundo-os, o que é, na verdade o real valor do conhecimento, pois, de nada vale se guardado e não compartilhado, espero então ajudá-los o máximo que eu puder.
              A partir de agora, estaremos embarcando juntos no estudo e exploração da "máquina" mais complexa, bonita e perfeita do universo: O corpo humano.
              Espero que gostem, sejam bem-vindos.