segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Artrologia - Articulação sinovial (composição) e Classificações

As articulações sinoviais são as amplamentes móveis e são classificadas quanto à sua morfologia e quanto ao número de eixos  em que ela se movimenta, mas antes disso, vejamos o que toda articulação sinovial possui e entender pra que serve cada elemento.

Superfície articular - é a parte do osso que vai estar em contato na articulação, é como diz o nome, a superfície que se articula.

Cartilagem articular - localiza-se logo após a superfície articular, serve para diminuir o atrito entre os ossos da articulação.

Cápsula articular - reveste a articulação, esta, além de dar firmeza à articulação, limita seus movimentos.

Membrana sinovial - faz a infiltração do sangue para a articulação e produz mucina; sangue + mucina = líquido sinovial.

Cavidade articular - é o espaço, dentro da cápsula articular e entre os ossos, nesse espaço que fica o líquido sinovial.

Líquido sinovial - é um líquido (composto por mucina e sangue) que lubrifica a articulação e melhora o deslizamento entre os ossos (não chamem o líquido sinovial, nunca, de "águinha", não tem nada à ver água com líquido sinovial u.u).

Ligamentos - são reforços para a cápsula articular, eles também auxiliam na sustentação e limitam os movimentos articulares.

Todos esses itens que foram citados acima são SEMPRE encontrados em qualquer articulação sinovial, são chamados de elementos essenciais; nas articulações sinoviais nós também encontramos os elementos acessórios, que não são encontrados em TODAS articulações, mas são essenciais nas articulações em que se encontram.

Acessórios - esses podem ser: orla, menisco ou disco. Antes, não havia distinção entre menisco e disco, ja atualmente somente os "discos" que se encontram na articulação do joelho são meniscos, em nenhum outro local do corpo nós temos menisco. (Bem, eu não irei perder tempo em procurar imagens para exemplificar melhor isso, mas um exemplo de orla e disco são: Orla acetabular e Disco articular na ATM (Articulação Temporo-mandibular) caso estejam curiosos, pesquisem sobre ^^)


Movimentação e Classificação funcional

As articulações realizam movimentos sobre os eixos existentes no corpo; para cada eixo existem DOIS movimentos.

Eixo transverso - Flexão (refere-se á aproximação dos ossos) e Extensão (refere-se ao afastamento dos ossos).

Eixo sagital - Abdução (refere-se ao afastamento do osso da linha mediana) e Adução (refere-se á aproximação do osso a linha mediana do corpo)

Eixo longitudinal - Rotação lateral e Rotação medial.

Se a articulação produz movimentos sobre um desses eixos ela é classificada como monoaxial, se ela produz movimentos sobre dois eixos ela é classificada como biaxial e se ela produz movimentos sobre todos os três eixos ela é classificada como triaxial; há também a possibilidade da articulação, mesmo sendo sinovial, não produzir movimento sobre nenhum dos três eixos, esta é classificada como  não axial ou anaxial e produz apenas movimentos de deslizamento.


Classificação morfológica

 Quanto à forma das junturas, das articulações, nós temos 7 classificações:

Plana - São planas as articulações entre dois ossos planos, como foi citado acima, essas são sempre anaxiais; ex: articulações intercarpais.

Gínglimo - Essas articulações parecem "dobradiças" e são sempre monoaxiais; ex: Articulação Úmero-ulnar



Trocóide - Nas articulações trocóides nós temos um osso como pivô e outro que faz rotação sobre esse pivô, são articulações também monoaxiais; ex: Articulação Rádio-ulnar proximal.



Condilar - Como o nome ja diz, são articulações que acontecem entre côndilos, são articulações biaxiais; ex: Articulação Femoro-tíbial.

Selar - Os ossos nessa articulação assemelham-se à duas selas, são biaxiais; ex: Articulação Carpo-metacárpica do polegar.
 

Elipsóide - São articulações onde temos uma elipse cheia sobre uma elipse vazia, são biaxiais; ex: Articulação Rádio-cárpica.


 



Esferóide - São articulações onde temos uma esfera cheia sobre uma esfera vazia, são as únicas triaxiais; ex: Articulação Gleno-úmeral.

Eu deixei à desejar nas ilustrações dos elementos essenciais de uma articulação sinovial e em algumas classificações morfológicas, entretanto, a internet não me forneceu imagens legais, então preferi nem colocar; vocês podem encontrar ilustrações desse tipo fácilmente em atlas e livros de anatomia; é bom que vocês procuram estudar em outras fontes.
Essas então foram as classificações das articulações como um todo, "só isso"? NÃO! Agora nós temos que saber a classificação de cada articulação do corpo e sobre quais eixos elas produzem movimentos. Eu vou postar tudo isso? Aham, Claudia, senta lá! Não, eu irei fazer mais três posts sobre articulações, mas com uma breve classificação de cada(MMSS - MMII - Articulações do esqueleto axial), assim, vocês podem pesquisar na LITERATURA sobre QUAL(IS) eixo(s) cada articulação se move.

Bons estudos. \o/


9 comentários: